Código: | PA08 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | HCM | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Maria Pires Pessoa |
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Corpo docente: |
Ana Maria Pires Pessoa |
Português
Conhecer e compreender, de uma forma problematizadora, a realidade contemporânea nacional;
Compreender e avaliar, de forma crítica, a integração regional e mundial da História Contemporânea portuguesa;
Mobilizar conhecimentos do passado recente, numa perspectiva crítica, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro;
Mobilizar literacias múltiplas na abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo atual, revelando conhecimentos básicos nas várias áreas do conhecimento social, científico, artístico e tecnológico;
Distinguir os discursos do senso comum e da ciência histórica compreendendo as suas relações;
Desenvolver capacidades para utilizar os conhecimentos da História Contemporânea na intervenção cívica e social e na relação com os Media;
Conhecer a evolução e o papel dos media na construção da História Contemporânea.
A revolução liberal e os Media
1.1. Antigo Regime e revolução liberal - continuidade e rutura.
1.2. A imprensa no séc. XIX
1.3. Do liberalismo monárquico à queda da monarquia constitucional.
2. O regime republicano
2.1. A República numa Europa monárquica.
2.2. A imprensa e o regime – convivência e confronto.
3. O Estado Novo e os Media
3.1. Organização e evolução.
3.2. Imprensa, rádio, televisão, cinema, fotografia – censura e cultura do regime
4. Os Media e o 25 de abril 1974 – revolução e ruturas
4.1. Imprensa nacional e regional
4.2. Do amadorismo das rádios pirata à internet
4.3. Televisão - técnica, cultura, cidadania, expansão e impacto social. Do serviço público aos canais privados e à televisão global
4.4. Meios de comunicação e cibermedia – produção e utilização
4.5. Meios de comunicação e cidadania
Esta UC, enquanto parte integrante deste Curso tem de criar, de uma forma global e geral, o contexto em que se insere a profissão.
Conhecer as diversas épocas históricas da contemporaneidade e relacionar as diversas histórias dos diversos media com tais tempos é pois uma das finalidades desta UC.
As sessões presenciais decorrem sempre em dois tempos: reflexão sobre uma temática abordada em cada sessão e apoio a trabalho de intervenção a realizar ao longo do semestre.
Há textos teóricos que são apresentados em sessão presencial e que, posteriormente, são objeto de reflexão, por escrito, para trabalho fora das aulas.
Unir trabalho teórico de contextualização da história dos diversos media e as produções, de investigação, que cada grupo de dois estudantes elaboram, é a estratégia mais adequada a este tipo de Uc e de conhecimentos que pretende desenvolver.
Para atingir os fins enunciados a avaliação reveste-se de formas diversas:
- produção de pequenos textos em cada sessão presencial
- anotações diárias sobre temas abordados em sala de aula
- realização de uma visita de estudo, obrigatória, a um espaço, em Lisboa, adequado ao tema base da UC: a ligação entre a História Contemporânea e a História dos Média
-realização de um trabalho de investigação, em pequeno grupo, sobre a História de um média - realização da pesquisa e concretização em sala de aula + competências na área de trabalho em grupo + percurso de investigação.
-Intervenção oral e crítica durante as apresentações dos trabalhos finais realizados- heteroavaliação de cada trabalho/interveniente.
A cotação é a seguinte:
trabalho em grupo - 55% + aulas 15% + visita estudo 30%
Estudantes têm de ter presença regular nas sessões. Os trabalhos realizados em sessões presenciais têm de ser elaborados em sala de aula. O percurso e a consecução são avaliáveis em simultâneo.
No caso dos trabalhadores/as-estudantes é possível a negociação de uma intervenção adicional sobre um tema da história de outro media diferente daquele que elaboraram em pequeno grupo.
A bibliografia de apoio é distribuída em cada sessão presencial.Cada sessão tem sempre um conjunto de referências com as quais se inicia o trabalho.
Como outra bibliografia geral recomenda-se:
Bourdon, Jérôme (2006). Introduçãoo aos Média. Porto: Campo das Letras.
Champagne, Patrick (2000). “Os media, as sondagens de opinião e a democracia”, in Os cidadãos e a sociedade de informação, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Martins, Luís Almeida (2017). História não oficial de Portugal. Lisboa: Esfera dos Livros.
Nobre-Correia, J-M. (2019) Média, informação e democracia. Coimbra: Almeida.
Em 2019/2020, das as circunstâncias de emergência em que se desenrola a UC, as sessões posteriores a março 2020 são síncronas e assíncronas.
O Programa será cumprido na íntegra. Prevê-se que o calendário académico (previsto para o ano normal) será cumprido também.
São realizadas tutorias com estudantes, via telefone, correio eletrónico e Zoom ou Teams.
Os produtos de avaliação mantêm-se, com as tarefas a serem avaliadas de cada sessão para cada sessão; a visita de estudo é virtual - ao NewsMuseum; o trabalho em grupo mantém-se com grupos de 3 estudantes por tema; a apresentação está prevista também em sessão síncrona.
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